Para adquirir a sua aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade com reconhecimento de tempo rural. Se você trabalhou parte da vida em atividades rurais e outra parte em atividades urbanas, a aposentadoria híbrida pode ser o caminho ideal para o seu benefício. Continue lendo para entender como isso funciona e como você pode alcançar a aposentadoria que merece!
Como Funciona a Aposentadoria Híbrida?
A aposentadoria híbrida (ou mista) é ideal para quem alternou entre períodos de trabalho rural e urbano. Nessa modalidade, você pode somar o tempo de contribuição em ambas as áreas, facilitando o preenchimento dos requisitos para a aposentadoria.
Requisitos:
- Idade: 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
- Carência: De 180 contribuições mensais ou 15 anos de contribuição com tempo efetivamente pago pelo INSS, podendo ser somado para chegar aos 15 com tempo trabalhado na roça, mas o segurado precisa comprovar o tempo de atividade rural com documentos (como contratos de arrendamento, notas fiscais e comprovantes de compra de insumos entre outros).
- Documentação: Além dos documentos oficiais, testemunhas também podem ser usadas para reforçar a comprovação.
- Contribuição Urbana e Rural: O trabalhador que exerceu atividades urbanas e rurais pode somá-las, desde que cumpra os requisitos de tempo e idade conforme a modalidade de aposentadoria (híbrida).
Aposentadoria com Reconhecimento de Tempo Especial
Para segurados que trabalharam expostos a condições prejudiciais à saúde ou à integridade física, como ruídos, agentes químicos, biológicos ou condições insalubres.
Requisitos:
- Tempo de contribuição: Em geral, exige-se 15, 20 ou 25 anos de atividade especial, conforme o nível de insalubridade e o tipo de atividade.
- Comprovação: O segurado precisa comprovar a exposição a agentes nocivos por meio de documentos como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e o Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).
- Conversão de Tempo Especial para Comum: Para quem não completou o tempo total de atividade especial, é possível converter o tempo especial em comum, aumentando o valor do tempo de contribuição, o que pode antecipar a aposentadoria.
- Valor do Benefício: Até a Reforma da Previdência (2019), os segurados tinham direito a 100% do salário de benefício sem incidência do fator previdenciário. Após a reforma, o valor do benefício depende da média das contribuições, com regras que variam conforme a transição.
Valores dos benefícios de aposentadoria com reconhecimento de tempo rural ou especial
Os valores dos benefícios de aposentadoria com reconhecimento de tempo rural ou especial variam conforme o cálculo do salário de benefício e a média das contribuições do segurado.
Valor mínimo e máximo: Em ambas as modalidades, o valor da aposentadoria nunca pode ser inferior ao salário mínimo vigente, e o valor máximo é limitado ao teto do INSS (R$ 7.508,70 em 2024).
Como Solicitar
Entre em contato clicando no botão “FALAR COM UM ADVOGADO ESPECIALIZADO AGORA” e receba o seu benefício, aqui todas as suas dúvidas serão tiradas e você recebera o melhor atendimento possível, não deixe para depois.